Secretaria de Saúde de Imaruí contará com o NASF

Publicado em 17/06/2015 às 20:24 - Atualizado em 17/06/2015 às 20:24

A Prefeitura de Imaruí através da Secretaria Municipal de Saúde fará a reestruturação de um espeço exclusivo do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família nesta quinta-feira, dia 18 às 10h. O NASF de Imaruí atualmente atende de forma fragmentada, pois ainda não havia um espaço adequado para os profissionais executarem suas ações, agora pela primeira vez o município contará com um local conforme preconiza o ministério da saúde para o seu funcionamento, a sede estará localizada na Avenida Domingos da Silva Candemil no Centro.

O NASF conta com os seguintes profissionais, psicóloga, assistente social, psiquiatra e fisioterapeutas que compõe a equipe multiprofissional que atuará de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), equipes de atenção básica para populações específicas e o Programa Academia da Saúde. A equipe do NASF atuará em conjunto identificando as demandas. Esta atuação integrada permitirá a realização de discussões de casos clínicos, possibilitando o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares o que permitirá a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma a ampliar e qualificar as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais.

Serão desenvolvidas ações de saúde com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde. O NASF utilizará as estruturas, a exemplo das Academias de Saúde, como espaços que ampliem a capacidade de intervenção coletiva das equipes de atenção básica para as ações de promoção de saúde na busca pelo fortalecimento do protagonismo de grupos sociais em condições de vulnerabilidade na superação da condição do indivíduo enfermo. O intuito também é contribuir para integralidade do cuidado aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF – foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. Atualmente os NASF’s são regulamentados pela portaria nº 2.488 de 21 de outubro de 2011.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}