Saúde
Secretaria de saúde. NASF e NAE de Imaruí, realizam campanha de conscientização contra o abuso sexual em crianças e adolescentes

Publicado em 10/08/2022 às 18:31 - Atualizado em 10/08/2022 às 18:31

A Prefeitura de Imaruí, por meio da Secretaria de Saúde, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e NAE (Núcleo de Atenção ao Educando), tem realizado nos últimos meses, uma Campanha de Conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. O Objetivo, é alertar de diversas formas, a violência sexual e informar os canais de denúncia.

Nesse período, todas as escolas receberam palestras referentes ao assunto e também ações de esclarecimentos.

“É necessário garantir às crianças e adolescentes, o direito ao seu desenvolvimento, de forma segura e protegida, livre de violência sexual”, declarou a Secretaria Municipal de Saúde, Madalena Nunes.

O Prefeito Patrick Corrêa, também destacou que “É importante ficar atento e não fechar os olhos. Se observarmos qualquer mudança nas reações de crianças e adolescentes, se testemunhar, souber ou suspeitar de violências sexuais, denuncie. O principal canal de denúncias é o Disque 100, mas é possível acionar Conselho Tutelar, Delegacia, Ministério Público e Centros de Referência de Assistência Social”.

Como prevenir o abuso sexual infantil?
- Converse com a criança/adolescente sobre as partes íntimas do corpo;
- Explique sobre os limites do corpo;
- Incentive a criança a conversar com você;
- Saiba com quem seu filho anda e o que ele está fazendo;
- Analise a reação da criança;
- Identifique os possíveis sinais de um abuso;
- Se você é vítima de abuso ou tem algum amiguinho nessa situação, converse com um adulto de sua confiança sobre o problema e esse adulto irá acionar a rede de proteção das crianças e adolescentes

Faça parte você também dessa mobilização.
SUA DENÚNCIA, É ANÔNIMA.